21/08/2010

AS VÁRIAS HISTÓRIAS DO CHAPEZINHO VERMELHO


É manjado, mas sempre bom relembrar em tempos de campanha eleitoral, as muitas maneiras de se contar a mesma história. É a evidência de que a palavra normalmente está a serviço de uma causa, e que em algum momento revela sua mensagem subliminar.
Lá vai. 
A notícia do caso do Chapeuzinho Vermelho na imprensa:

JORNAL NACIONAL
(Bonner): "Boa noite. Uma menina chegou a ser devorada por um lobo na noite de ontem..."
(Fátima): "... mas a atuação de um caçador evitou uma tragédia."

PROGRAMA DA HEBE CAMARGO
(Hebe ) "... que gracinha, gente. Vocês não vão acreditar, mas essa menina linda aqui foi
retirada viva da barriga de um lobo, não é mesmo?"

BRASIL URGENTE
(Datena): "... onde é que a gente vai parar, cadê as autoridades? Cadê as autoridades?! A menina ia para a casa da vovozinha a pé! Não tem transporte público! Não tem transporte público! E foi devorada viva... Um lobo, um lobo safado. Põe na tela!! Porque eu falo mesmo, não tenho medo de #$*#@&^%#, não !!"

REVISTA VEJA
Autoridades sabiam das intenções do lobo.

REVISTA CLÁUDIA
Como chegar à casa da vovozinha sem se deixar enganar pelos lobos no caminho.

REVISTA NOVA
Dez maneiras de levar um lobo à loucura na cama.

REVISTA ISTO É
Gravações revelam que lobo foi assessor de político influente.

FOLHA DE S. PAULO
Legenda da foto: 'Chapeuzinho, à direita, aperta a mão de seu salvador'. Na matéria, quadro explicativo dos hábitos dos lobos e infográfico mostrando como Chapeuzinho foi devorada e depois salva pelo lenhador.

O ESTADO DE S. PAULO
Lobo que devorou Chapeuzinho seria ativista da CUT.

O GLOBO
Petrobrás apóia ONG do lenhador, ligado a políticos do governo, que
matou um lobo pra salvar menor de idade carente.

ZERO HORA
Avó de Chapeuzinho nasceu no Rio Grande do Sul.

REVISTA CARAS
(Ensaio fotográfico com Chapeuzinho na semana seguinte)
Na banheira de hidromassagem, Chapeuzinho confidencia a CARAS:
"Até ser devorada, eu não dava valor para muitas coisas da vida. Hoje sou outra pessoa"'

PLAYBOY
(Ensaio fotográfico com a Vovó, no mês seguinte)
Veja o que só o lobo viu..

G MAGAZINE
(Ensaio fotográfico com o lenhador)
Lenhador mostra o machado.

SUPER INTERESSANTE
Lobo mau : mito ou verdade?

15/08/2010

PALAVRA



PALAVRA DE HONRA

...e a hora da verdade, ou do politicamente incorreto.


Charles Maurice de Talleyrand-Périgord, um estadista francês que tomou parte importante nos acontecimentos da Revolução no final do século XVIII, cunhou uma curiosa citação: "A palavra foi dada ao homem para esconder o que pensa". Glup, silêncio.
Se a idéia era causar-impacto-disfarçando-a-realidade, tá certo, mandou bem, e a palavra o ajudou. Mas se o cara queria mesmo falar a verdade, - vas y, j`èn ai marre - penso, com todas as letras, que o Príncipe de Beneveto se  a-p-a-t-r-a-l-h-o-u  um tanto.
Quem é esse homem afinal? Um mágico de oz? Um camuflador? Impostor de marca maior? A palavra, por mais cuidadosamente manipulada, revela. E a palavra escraviza, meu senhor. Ao mesmo tempo que liberta, também aprisiona. A palavra denuncia até o submundo mais enterrado. Nem no banho fico tão nua quanto quando escrevo. Sou exposta, disposta da forma mais inóspita. A palavra descortina. Uma amiga diz que não escreve porque tem medo do que as pessoas farão com o que sabem dela, e porque não conseguiria olhar nos olhos de quem a lê: “Eu não conheço o peso da palavra viva”, disse ela. É um direito, eu respeito.
A palavra grita aos ventos, palavra não tem pudor. Não esconde, não se subjuga nem se apaga. Não guarda segredos, jamais.
Onde está este homem que consegue esconder seu pensamento?
Quando escrevo, eu me tatuo com a verdade da palavra e levo essa pele para todos os tempos verbais.




DICA DE CANTO: Bonito é quem constrói um canto certo para a palavra politicamente incorreta, mas não a cala. Recomendo um Blog maravilhoso, inteligente, divertido e POLITICAMENTE INCORRETO (Thanks, God!). É o da prima Ana Paula Ávila, genial: http://wwwmeenganaqueeugosto.blogspot.com/




Obs: Essa frase "A palavra foi dada ao homem para esconder o que pensa" está citada no rodapé de "Os Miseráveis", de Victor Hugo. Praticamente no porão. Mesmo assim, me alcançou, e me revelou pensamentos revolucionários. Mérci bien!

14/08/2010

Par e Ímpar na roda!

O Poder da Gôndola

Me falaram, mas eu não tinha acreditado. Depois mais gente falou, e mais, e mais. Aí fui lá ver com meus próprios olhos bobos. E tirar foto desse momento ímpar...

O Par e Ímpar andou na gôndola central da Livraria Cultura! (-noooossa, que honra), e bem posicionado também na Saraiva (-that`s my guy!). Puxa, a gôndola central é lugar dos bestsellers, ou de livro muito bem patrocinado, lobby das big editoras; não é meu caso - ni un, ni l'autre. Tá bem que já repus estoque de 3 livrarias, mas, daí até a gôdola central, báh, são uns tantos quilômetros. Cheguei a achar que algum funcionário tinha esquecido ele ali sem querer, enquanto  arrumava livros. Aí deu um tempinho e fui lá conferir, "bater um retrato" do bebê na ciranda, como se tivesse na pracinha em dia de sol. O vendedor me disse que tinham acabado de tirar o Par e Ímpar dali e levado ele pra...vitrine!

Olha ele ali, todo corajoso entre os mais mais. Mazááááá, guri.
E eu toda boba.

13/08/2010

SEXTAFEIRATREZE

Voltei. Sexta-feira, dia 13. É agosto.


A bruxa que me habita anda bem solta. Dentro de mim. Sua vassoura é minha imaginação. O espaço de acontecimento é limitado. Alguns vôos cegos contra as paredes dos meus limites a faz circular um pouco e esmorecer rapidamente. Cai sorrindo. Sinto o corpo tremendo e fumaça verde saindo pelo ouvido. Que diferença, ser sexta-feira. Que importância nossos sextos-sentidos, se estão em cestas-básicas de fome. Não enchemos nossa barriga que ronca. Enchemos lingüiças da vida, com carne defumada e papelão molhado, é pobre o conteúdo. Não satisfaz. Seguimos famintos pelo caminho.Tem uma inquietação que devora por dentro em pequenas mordidas que parecem cócegas se nos distraímos. E ardem se nos revoltamos.

Chove na rua, ventam os uivos gelados do inverno e o vazio traz um frio mórbido, mas refrescante. Apesar de tudo, estou feliz. Me organizando. Há séculos que não tenho um final de semana só pra mim.
Que importa, ser dia treze. Qualquer noite de liberdade já é um ano no calendário gregoriano. Vou ficar comigo. Só. Hoje não cabe mais gente nessa redoma repleta com minha própria multidão. Não há desgosto num mês como este. Sinto um gostinho manso do que está por vir e salivo. Já nem lembro o quanto fui em outros tempos. Agosto não é um susto, é um mês marcado pelo encontro certo com nossos demônios que soltam foguetes no salão de festas da nossa inconsciência e nem ouvimos. Não os espantemos, eles são santos, são de casa. Fazem milagres. E daqui a pouco já será outubro.

12/08/2010

Saída de Emergência



Toda vez que decolo,
me descolo do que eu conheço

perco o chão de repente,
viro agente-secreto do meu medo

Sobrevôo nuvens pretas de pensamento,
deito o rosto no meu próprio colo e me acolho.

Em meio à turbulência
me encontro com vivências fantasmas que teorizo.

Quando o avião aterrissa,
pouso a razão sobre minha cabeça

com pressa despressurizo a tristeza
recolho meu trem de pouso

e parto à jato para a vida.

presidenciáveis

Dilma terá o maior tempo na propaganda eleitoral gratuita. Três minutos a mais do que o Serra. Não é por conta da coligação, é porque mulher fala mais mesmo, sempre foi assim. Deveria ter mais gavetas e mais espaço no armário também. O TSE sabe disso. Respeitou a natureza das coisas e decidiu com base antropológica. O Ivan Pinheiro, por mais homem que seja, terá que caprichar na síntese, são 55',56'' de voz. Seu nome não é Enéas, mas quase. É uma pena que não haja muito espaço na política para proparoxítonas. Tipo lím-pi-do. Tipo é-ti-ca.

Recebi por e-mail uma idéia genial, supostamente sugerida por Rita Lee e seu espírito crativo:
Reclamando da inutilidade de programas como o Big Brother, ela deu a sugestão de colocar todos os pré-candidatos à presidência da República trancados em uma casa, debatendo e discutindo seus respectivos programas de governo. Sem marqueteiros, sem assessores, sem máscaras e sem discursos ensaiados. Toda semana o público vota e elimina um. No final do programa, o vencedor ganharia o cargo público máximo do país. Além de acabar com o enfadonho e repetitivo horário político, a população conheceria o verdadeiro caráter dos candidatos. Assim, quem financiaria essa "Casa dos Presidenciáveis" (e, portanto, a campanha política de todos eles) seria o repasse de parte do valor dos telefonemas que a casa receberia, e ninguém mais precisaria corromper empreiteiras ou empresas de lixo sob a alegação de cobrir o 'fundo de campanha'. A idéia não é incrivelmente boa?

08/08/2010

dia dos pais


LULLABY

Mãe e Pai é presença
que não termina

permanência em refrão
da canção da vida

a soar como cantiga
conhecida e ritmada
de ninar




poema de Tatiana Druck
foto de Enrico Benites