18/05/2011

Seguro Auto Mulher – "porque elas tem um jeito próprio de ser"


É fato medido e constatado: elas colidem menos.
Por isso o seguro de automóvel para motoristas mulheres é mais barato que para o sexo masculino. Não importa que elas não usem o pisca-pisca e parem o trânsito para estacionar em amplas vagas. Ou que virem a cabeça e o tronco inteiro em vez de apenas olharem pelo retrovisor. Tampouco importa que insultem histericamente quando deveriam pedir desculpas. Que atropelem cones e outros obstáculos neutros como pedras e calçadas. Que chorem ao volante quando se perdem. E abanem para o pardal retocando batom pelo espelhinho. Não importa. As idiossincrasias femininas não contam nas estatísticas do seguro. O que importa para os contratos de seguro é o quanto as mulheres usam suas apólices, e nisso somos muito comedidas, resultando num bom desconto em geral.

Nosso comportamento de risco no volante é baixo, dizem as tabelas atuariais. Nossos problemas são outros. Por isso, foi bem oportuna a leitura de mercado feita por uma Seguradora brasileira recentemente. Recebi mala-direta anunciando um Seguro Auto Mulher – porque você tem um jeito próprio de ser, com “serviços exclusivos para suas necessidades, assim você fica protegida e evita aborrecimentos”.

Além da cobertura contra furto, roubo e danos, são oferecidas garantias inéditas como a troca de pneu (detalhe: sem limite de utilização), o acompanhamento até a delegacia, a isenção de franquia na primeira batidinha e – tchan, tchan tchan tchan – um Motorista Amigo para levar você e seu carro para casa após a meia-noite! Uau, nossos problemas estão resolvidos.

Faltou a publicidade esclarecer se o sujeito acompanhante é tecnicamente preparado. Significa dizer: se tem formação em psicologia e primeiros-socorrros. Convenhamos, acompanhar mulher sozinha em condições ideais de temperatura e pressão já não é tarefa simples, imagine depois da meia-noite. Vá saber o quanto o Motorista Amigo terá de ouvir, suportar, administrar. Uma rápida lista de suposições me veio à cabeça e concluí que pode ser mais complicado que colidir de frente contra jamanta.

Pense na situação: passa da meia-noite, a carruagem já virou abóbora. A moça segurada está sozinha e o Motorista Amigo é chamado para ir ao local acompanhá-la de volta ao lar. Tudo limpo até aí. Então começam os “es”: e... se a mulher estiver saindo de uma festa onde pegou o namorado cantando uma loirona vestida de Sabrina Sato? E se a infeliz ainda está em TPM? E se além disso for noite de lua cheia e véspera de seu aniversário? E se mandar o Motorista Amigo dar um cavalo de pau e estacionar em frente ao bar para acertar as contas com o cretino? E se – muito pior – pedir que rume para casa enquanto desabafa pelos próximos 50 km, hein? E se ela tomou umas vodkas russas (o soro da verdade) e está a fim de discutir, divagar e divulgar a relação? (Um DDDR básico), hein, hein? E se ela ainda por cima quiser saber a opinião do sujeito acompanhante?.. E...

Céus, fico calculando a relação de riscos e danos. Se o Motorista Amigo não estiver devidamente preparado para esse serviço opcional, irão por água abaixo nossos descontos especiais no seguro. O cara certamente ficará atordoado e baterá o carro violentamente contra um poste, com perda total - afinal, o Motorista Amigo é um homem no volante.






9 comentários:

  1. Ora bolas, durante anos tive um "Seguro Auto Mulher" e nunca soube da existência deste Motorista Amigo. Se tivesse lido o manual, não precisaria tantas vezes ter fingido ser uma mulher corajosa.
    Como sempre, estás 10!
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Macaca, as letrinhas miúdas dos contratos escondem os maiores segredos!

      Excluir
  2. hehehe, tá nas Condições Gerais da Apólice, a letra nem é tão miúda, mas a gente custa a acreditar. beijo, querida corajosa!

    ResponderExcluir
  3. Certamente esta nova profissão de "motorista auto mulher" não será aceita em nenhum grupo de seguro de vida. Parabéns ótimo texto!! TA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, seguro de vida já é outro assunto...
      beijo, querido Tibério, quem bom que podemos rir do próprio trabalho, não?

      Excluir
  4. Interessante para o "sexo frágil".Vou entrar nesse planeta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, entre mesmo - mas assine o contrato antes! rsrs

      Excluir
  5. Desconhecia completamente.

    But anyways, nós não colidimos... nós raspamos. ^^

    ResponderExcluir
  6. Sim, raspadinha de leve, sempre inofensiva. É como descascar o esmalte da pontinha da unha, not a big deal at all! rsrsrs

    ResponderExcluir

Não apague suas pegadas, deixe aqui sua impressão digital!