02/08/2012

Olimpíadas 2012 - entre Micos e Gorilas...


"Antes de aprender a técnica, aprende-se a etiqueta; antes de praticar as artes marciais, pratica-se a moral." (ditado popular das artes marciais).


Impressionante o paradoxo das condutas olímpicas.


A judoca húngara Abigel Joo lesionou-se hoje durante a luta das quartas de final em que ganhava da americana Kayla Harrison. Que wazari, um wazarão! A americana não perdoou a vulnerabilidade da adversária e focou na perna lesionada. A húngara aos pedaços, metade atleta, metade gorila, não se entregou. Como um bruce lee guerreiro, lutou até a morte - mancando, gemendo, pulando num pé só, derramando dor sobre o tatame. Caiu de pé. Pé manco, mas de pé.

Foi então para a luta de repescagem contra a polonesa. Ainda machucada, mancou e chorou mas não se entregou. A força agora era espiritual. Perdendo e urrando de dor, agarrou-se com as duas mãos na fé da superação. Faltando 27 segundos para o fim do combate, surpreendeu a todos aplicando o uchi-mata mais bonito do dia – jogou a polonesa de costas no chão e ganhou a luta por ippon. Só pode ter sido benção do lendário dragão chinês.


Muda o bairro de Londres.


Na quadra de Badminton, a favoritíssima dupla de chinesas Xiaoli Wang e Yang Yu, número 1 do mundo nesse esporte, já classificadas, erravam saque de propósito, jogavam a peteca pro mato, cortavam na rede como se fossem minha avó, e não como donas do ouro olímpico de 2008. Isto tudo para pegar um confronto mais fácil na próxima fase. Já estavam classificadas e jogavam para perder, manipulando o resultado em busca de um caminho tranquilo (leia-se, sem luta) rumo à final. Corpo-mole estratégico das moças. Um desrespeito ao esporte e a quem pagou para ver. O lendário dragão chinês não perdoou a falta de ética desportiva e expulsou as chinesas da competição olímpica. Saíram vaiadas, anunciando aposentadoria, decepcionando o mundo.

 
Em lágrimas de vergonha, a dupla Wang-Yu despediu-se com um verdadeiro mico chinês.

 
Em lágrimas de dor, Abigel carregava seu gorila húngaro no corpo e encaminhava-se para a disputa de um bronze - que lhe valia ouro.

2 comentários:

  1. que delícia ver as olimpíadas sob teu ponto de vista :)
    beijoss

    ResponderExcluir
  2. Bipe, querida, delícia deve ser o ponto de vista do Bolt: lá de cima, lá da frente! bjo

    ResponderExcluir

Não apague suas pegadas, deixe aqui sua impressão digital!