30/03/2011

Era Uma Vez em Garibaldi...




E viveram felizes para sempre. No pântano. The end.


Poderia ter sido assim o final feliz do casamento de Denise Flores e Marcelo Basso, mas foi uma polêmica só. Levaram advertência da Igreja Católica, saíram como noticia na mídia internacional, tiveram que conceder entrevista no meio da lua de mel. Esse casamento já começou um inferno. Mas desconfio que a confusão toda não tava prevista no script, mesmo sendo um casamento assim, do tipo dreamworks animation. Vai ver só o que faltou foi Andrew Adamson para dirigir melhor a cena, que o espetáculo não era de todo mal, que tinha um recado profundo no enredo, ah, tinha.



Indagada sobre os motivos da pitoresca invenção, a noiva explicou mais ou menos assim: Shrek e Fiona, embora sejam ogros e feios, têm coração. Eles encontraram o amor sem preconceitos. São personagens com atitude. Eu sei que não convenceu à maioria, mas eu gostei da resposta e da atitude provocativa do casal. Quem não quer que o casamento seja um conto de fadas? Ser feliz para sempre com seu amor, no pântano, no deserto, nas montanhas, na cidade grande, seja lá onde for? Eis a questão: todos que casam querem a felicidade eterna, mas poucos assumem realmente que a felicidade do casamento é ficção. O amor dá trabalho. Relacionamento dá trabalho. Shrek e Fiona (os do filme) encararam o desafio: diante dos olhos descrentes de todos (a começar pelos seus próprios) entenderam o amor.



Shrek era um ogro ranzinza e solitário por opção. Encontrou-se com Fiona por obrigação, não por escolha. O objetivo não era encontrar o amor, mas salvar o pântano da destruição. A missão que precisava cumprir para tanto era a de libertar a aprisionada Fiona, que na ocasião ainda era linda - uma princesinha! - e ele não gostou, o louco. Esmola demais para o santo. Shrek então seguiu seu propósito original, insensível à possível sedução de Fiona e, na estrada, os dois foram se conhecendo. Lá pelas tantas, literalmente sem querer, Shrek acabou tropeçando no amor e – ops - sentiu a pedra no caminho. Pareciam espécies tão diferentes, mas... surpresa! : apaixonaram-se. Shrek parou para pensar com o coração. Acho que isso não aparece na cena, mas pude vê-lo no filme fazendo contas: o quanto, e mais quanto, e mais quanto, iria ter que se incomodar pelo amor de Fiona. A escolha do amor dá trabalho. Mais que matar dragão. Ele não fez conta sem razão, não. Sabia o que teria pela frente e topou. Apostaram juntos. Lutaram contra adversários ferozes como o preconceito - okei, teve um pouco de dragão de verdade no meio da história, mas não conheço bicho mais assustador do que o preconceito. Venceram. Triunfaram com esforço de verdade, assumindo a decisão de se casar, embora Shrek não fosse propriamente um príncipe.

Voilá! Quer cena mais encantadora? Na vida real, longe de sermos personagens de conto de fadas. Come on, estaríamos mais para ogros do que para príncipes. Mesmo assim, o amor pode reinar. Para tanto é preciso acreditar com consciência. Não numa fantasia, numa idealização, num conto da carochinha, mas na história de verdade. Há que buscar as vantagens dela, driblando os desafios diários. Conto de fada  é antes de tudo um conto de - é crer num acontecimento do destino e, sobretudo, arregaçar as mangas pela causa.


Eu acho o animée de Shrek-e-Fiona bem mais real como exemplo de casamento do que o Príncipe Charles e a Lady Di (para usar um exemplo realmente real) que, aliás, teve carruagem e tudo. Esses casamentos arranjados, de interesse, não deveriam ser criticados pela Igreja? E os cheios de pompa, como o de Liz Taylor e Larry Fortensky, não mereceriam advertência pelo excesso de glamour? Por que os casamentos na praia, ou no campo, seriam menos sérios? Só pelo fato de não ter o templo como entorno? E o conteúdo, não vale? E a consagração do amor puro, onde fica nesses casos?



Ainda: se esse casamento de março de 2011 tivesse acontecido no século XII, não teria sido um casamento medieval típico? Acho que o ritual escolhido pela cabeleireira e o empresário para a celebração do casamento foi também um santo recado para a igreja, para que regulamente com clareza a forma que exige à cerimônia religiosa do casamento, visto que repreendeu a manifestação atípica do casal, considerando-a “constrangedora”. Não vale deixar a questão para o bom senso num mundo de movimentos tão espontâneos e livres. Se há punição ou repressão, tem que haver regras a propósito. Fico perdida: Bispo vestir túnica com estola e Papa usar casula bordada a ouro e capacete enorme e esquisito, pode? Um pretinho básico atenderia melhor a simplicidade recomendada à vestimenta.



 
Sei que quando entra religião no assunto tudo fica mais complicado, preso a dogmas e, por que não, condicionado a pré-conceitos. Eu respeito, ou melhor, entendo. Talvez seja mais fácil para mim, que sou laica, pensar que minha religião é o Amor e achar que Deus quer apenas que sejamos felizes. Que não importa como, onde, muito menos o que estaremos vestindo nos momentos de felicidade. Soa-me mais natural pensar como Shirley Maclaine aceitando que “sou feliz várias vezes ao dia”. Felicidade pra mim é isso: é o prazer que encontramos aqui e ali; é a paz de saber que estamos quites com nossos propósitos; é a liberdade das escolhas.


De qualquer forma, ou - vá lá - de forma estranha, Denise e Marcelo se escolheram e escolheram celebrar o casamento. Assumiram o amor e suas conseqüências. Capricharam no capricho: convenceram padrinhos, pajens, convidados e até o Padre a aceitarem sua vontade de encenar os personagens de um filme de Hollywood. Todos entraram em cena. Foi inédito, foi lindo. E nem era num reino Tão Tão Distante. Era ali em Garibaldi. Pode não ter dado bilheteria, nem Oscar, mas deu pano pra manga -bufante.

13 comentários:

  1. Depois a igreja não sabe porque está a perder fiéis! Um casamento nela já é um circo há muitooo tempo.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Sublime, Milady!
    Se soubesse desenhar, teria feito uma charge com o Bispo vestido a rigor criticando as vestes medievais dos noivos e dos convidados!
    Delicioso, abraços,
    Rubem

    ResponderExcluir
  3. Rubem, nao sei o que é mais chocante na indumentária: a forma ou o material de que são feitos! Creeeedo..
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal, Querida! Coloquei no meu FB para mais gente ler. Convidaste teus amigos facebookianos para ler?
    Beijo graaaaaaande
    p.s. Tá bem, eu sei, sou uma marqueteira nata.

    ResponderExcluir
  5. Tati, amei o texto e já virei fã!!
    Bjos mil

    ResponderExcluir
  6. Tatiana,
    Aqui, num lugar muito próximo a "Tão Tão Distante", não tive conhecimento do feito. Não sei das críticas da Igreja, mas imagino o que tenha ocorrido. Sabe de uma coisa, alguns padres tem imaginação muito fértil - em todos os sentidos - porém, uma imaginação voltada para outros objetivo$, como por exemplo, ganhar dinheiro contando músicas de "louvor à Deu$" -isto PODE! Como diria a doutora Lorca. Infelizmente minha linda, a Igreja é tão cheia de preceitos e proconceitos que o melhor é não chegar muito perto.
    Desejo toda a felicidade do mundo aos noivos não tiveram medo nem preguiça de amar e serem felizes. Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. Tati! Amei teu blog!
    Quer saber? Acho que os bispos ficaram mesmo e com ciuminho das fantasias, bem mais bonita que a deles!

    ResponderExcluir
  8. kkkkk, verdade, Bê, tem pinta de ciumeira das brabas. Eles que contratem diretor de figurino, ora bolas! kkkk

    ResponderExcluir
  9. Dinorah, sei que por aí tb acontece coisa estranha como em Tão Tão Distante. Acha que não vi o padre "intimando" os fiéis de casa em casa para o caldo de peixe ou sei lá o que era? Será que nem o rango de graça move a galera? Acho que tá na hora de mudarem a receita, tá obsoleta, num é mesmo? Ou seria... sem sal? Cruz-credo! bjk

    ResponderExcluir
  10. AMOR . QUE TEXTO LINDO , COMO TU CAPTA BEM.. COM INTELIGÊNCIA SUTILEZA E HUMOR ESSE COTIDIANO.. PARABÉNS.. TE AMO

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Não apague suas pegadas, deixe aqui sua impressão digital!